top of page

Ilusão Perfeita

A sugestão de leitura do mês é o livro "Ilusão Perfeita" de Jodi Picoult, sendo esta escritora tão sensível e suave a abordar os temas mais inquietantes não poderíamos deixar de optar pela sua narração, quando o assunto é a violência doméstica.

Este livro inicia-se quando uma mulher sofre aparentemente um "acidente" e acorda num cemitério ferida e a sangrar, completamente amnésica. Não sabe quem é nem o que faz ali. É socorrida por Will, um polícia que acabara de chegar a Los Angeles. Alguns dias mais tarde, é apanhada de surpresa ao ser finalmente identificada pelo marido, nada mais, nada menos do que Alex Rivers, o famoso actor de Hollywood. Cassie fica deslumbrada pelo conto de fadas que está a viver. Mas nem tudo parece correcto e algo obscuro e perturbador se esconde por detrás daquela fachada de glamour.

O casal poderia dizer que vivia a relação perfeita mas quando Cassie encontra um teste de gravidez escondido no seu armário, a sua memória volta. Cassie foge de casa e vai ter com Will e conta-lhe que é uma antropóloga que trabalha na UCLA e que conheceu Alex, por coincidência, nas filmagens de um filme que eram nos arredores da sua investigação.

Ao longo do livro é-nos contado a história deste casamento que já durava 3 anos, mas aquilo que devia ser o homem dos seus sonhos também era o seu maior pesadelo. Alex é um homem com um passado aterrador é uma pessoa emocionalmente desestruturada e um excelente ator. Alex não consegue separar a sua vida profissional da sua vida pessoal e sempre que desempenha um qualquer papel ele vive essa personagem 24 horas por dia. Se a personagem representada é um homem romântico ele será igualmente romântico no seu casamento, mas se é um agressor ele também terá esse papel no seu casamento. Cassie ama tanto Alex que não consegue resistir aos pedidos de desculpas, que se seguem sempre após as agressões de Alex sobre Cassie, tanto físicas como psicológicas.


No entanto, com o factor amnésia tudo toma um rumo diferente, quando a sua memória começa gradualmente a regressar, a sua vida de cenário perfeito desmorona-se e Cassie enfrenta a necessidade de fazer escolhas que nunca sonhou ter de fazer.

Irá ela denunciar os abusos? Irá Cassie abandonar a sua vida matrimonial? Irá ela encontrar um novo amor?

Este livro mostra-nos dois mundos e duas culturas completamente diferentes, por um lado o mundo das celebridades em Hollywood e por outro o da reserva de índios Sioux.

Apesar da violência doméstica não ser já um assunto propriamente tabu, este não deixa de ser um tema delicado, do qual ainda hoje resultam demasiados homicídios. Os episódios de violência são maioritariamente abafados não só por quem sofre deste tipo de abusos como também pelos vizinhos. Nunca é demais relembrar, que este é um crime publico e como tal pode ser denunciado por qualquer pessoa.

A sugestão do mês é um remoinho de sentimentos desde amor, a esperança, carinho e paixão que se misturam com a culpa, dor, ódio e medo e a perca de liberdade.

A autora acaba por tentar desmistificar a ideia de que a violência doméstica está directamente relacionada com a posição social e financeira, tendo por base a história de Cassie e Alex e de outros exemplos que são demonstrados no livro na sessão de grupo em que a antropóloga participa.

Espero que gostem da nossa sugestão literária.

P

Posts Relacionados

Ver tudo

Em Troca de um Coração

A sugestão do mês tem novamente Jodi Picoult como alvo, "Em Troca de um Coração" é um livro de redenção, justiça, e amor com uma base...

Frágil de Jodi Picoult

O livro do mês de Outubro é uma das obras mais fortes, tocantes e dilicadas que já sugerimos. Para os amantes de histórias cruas, com...

Dezanove Minutos

Bullying é uma palavra já vulgarizada nas escolas, precisamente pela quantidade de vezes que é empregada para descrever acções de...

bottom of page