Bullying é uma palavra já vulgarizada nas escolas, precisamente pela quantidade de vezes que é empregada para descrever acções de humilhação ou violência entre colegas.
Como todos sabemos nos Estado Unidos da América a posse de armas é relativamente fácil de ser conseguida, o que faz com que a violência com a utilização das mesmas seja bastante elevada. Como tal, é comum vermos nos noticiários os casos de tiroteio, entre eles é de referir a quantidade crescente de episódios de violência nas escolas com recurso a armas, onde o autor do tiroteio é vitima de bullying por parte dos colegas.
Posto isto, a nossa sugestão de livro do mês baseia-se numa junção dos parágrafos anteriores. Sterling é uma pequena cidade pacata e comum do interior, onde nada acontece. Porém, um dia, inesperadamente, esta quietude é abalada por um terrível ato de violência.
Peter é um adolescente socialmente isolado que há anos sofre bullying, revoltado com toda a situação um dia leva uma arma para a escola e abre fogo contra os colegas, matando dez pessoas.
Este livro engloba narrações do passado revelam como as constantes provocações dos outros alunos levaram Peter a isolar-se, este isolamento direccionou o jovem a refugiar-se em jogos de computador, nos quais reina a violência. Josie, filha da juíza responsável pelo caso e que já foi a melhor amiga de Peter, deveria ser a testemunha mais valiosa de acusação, no entanto a jovem não consegue lembrar-se do que aconteceu bem diante de seus olhos. Ou será que consegue? À medida que o julgamento avança, a ruptura entre os adolescentes da escola e a comunidade adulta começam a revelar-se, destruindo não só uma série de famílias e como as amizades mais íntimas.
Infelizmente este enredo faz parte da realidade dos Estados Unidos, havendo já demasiadas situações equiparáveis a esta narrativa. O que está a falhar na educação dos jovens? Porque continuará a ser tão acessível a aquisição de armas no País? Como é que um jovem chega à conclusão desesperada de que um tiroteio numa escola é a atitude correcta?
Espero que gostem da nossa sugestão.
Boas leituras
P