A nossa sugestão literária do mês envolve novamente um tema forte, o autismo, mais precisamente o síndrome de Asperger. Sendo mais um dos livros de Jodi Picoult podem esperar emoção, sensibilidade, intensidade, envolvimento, reflecção e uma história muitíssimo bem redigida.
Esta é a história de Jacob Hunt, um adolescente com síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. Como qualquer autista, ele é péssimo para interpretar pistas sociais e a expressar-se diante dos outros, porém, é extremamente inteligente, metódico e focado/obsessivo num tema especifico, no caso de Jacob, a análise forense.
O jovem aparece constantemente nas cenas de crimes, graças ao rádio de polícia que tem no seu quarto, e dá conselhos às entidades policiais sobre o que fazer, o facto é que, geralmente ele está certo.
De repente sua pequena cidade é abalada por um assassinato terrível, e dessa vez é a polícia que vem atrás dele para fazer perguntas. De uma hora para outra, Jacob e sua família, que só querem levar uma vida normal, estão sob os holofotes. Para sua mãe, Emma, esse é um lembrete brutal da intolerância que sempre ameaçou sua família. Para seu irmão, Theo, é mais uma indicação de que nada pode ser normal por causa de Jacob. E, sobre essas pessoas tão ligadas entre si, paira a dúvida que consome a todos...Será que Jacob cometeu homicídio? Quais serão os medos, frustrações, decepções e angústias que acompanham as personagens?
Este livro é todo contado na primeira pessoa, mas feita a partir do ponto de vista de diversos personagens, vamos conhecendo mais sobre Jacob, um génio com síndrome de Asperger, onde não são descartados o aspecto dramático, o policial e o médico.
A personagem principal é, de facto, muito especial, brilhante, fantástico, genial, interessante, como todos os outros portadores desta condição.
Para quem conhece pouco acerca desta condição e da convivência com autistas esta é uma história absolutamente imperdível. Para quem convive de perto com esta realidade irá ver espelhado no livro o autista que conhece.
Este é um livro realmente muito bem conseguido, no qual fica bastante clara a capacidade intelectual fabulosa das pessoas com esta condição.
Espero que goste da nossa sugestão e se prepare para ler nas entrelinhas
Boas leituras
P