Hoje vamos falar de uma casa, cuja especialidade é um dos vícios de muitos de nós, o café.
Às vezes vamos ao café em grupo e conseguimos todos pedir um café, porém de forma diferente, seja ele curto, longo, italiana, em chávena fria, em chávena a escaldar, sem princípio ou pingado…o certo é que o café faz parte do nosso dia-a-dia. Por vezes o café é introduzido por questões sociais (o típico: não estás a fazer nada? Bora beber um café?), outras por gosto, outras mesmo por vício.
No entanto, na Rua das Portas de Santo Antão, os verdadeiros amantes de café poderão deixar de lado os pedidos simplórios de café e passar a fazer um pedido mais aprimorado.
Na Fábrica Coffee Roasters fazer um pedido habitual de café é desperdiçar a oportunidade de degustar uma bebida inteiramente de excelência. Esta coffee brewer tem um ambiente calmo, apelativo, tranquilo e bastante simpático com aroma a café, e uma decoração super interessante e cosmopolita, no que se intitula como vintade, trendy e retro, onde as madeiras e os almofadados se encontram de forma harmoniosa.
Este lugar absolutamente maravilhoso partiu da ideia de Stanislav, dono do Restaurante Stanislav Avenida que falámos há pouquíssimo tempo, o café chega à cafetaria ainda verde em sacos vindos dos países produtores, é torrado e moído no local, tanto para consumo interno como para venda ao público, em embalagens de 250 ou 500 gramas.
De facto aqui só falta haver uma plantação de café própria, para que o processo ocorresse na totalidade pelas “mãos” de quem aqui trabalha. Para os mais apaixonados por esta iguaria este é um café de especialidade, já que o termo artesanal não é aplicado a este produto divinal.
Os visitantes deste espaço podem pedir o seu maravilhoso café em expresso (normal ou duplo), macchiato, americano, caffe latte ou cappuccino. Porém, salientamos os brewing: Aeropress, V60, Kalita e Chemex, cafés de filtro de elevada qualidade, muito mais suaves e aromáticos.
Para acompanhar o inesquecível café a ementa dá-nos a possibilidade de escolher pastéis de nata, croissants de chocolate sandes, saladas, quiches e bolos. Se não lhe apetecer um café pode sempre optar por uma cerveja artesanal, da marca portuense Sovina, mas avisamos não sabe o que perde!
Esta casa apresenta-nos quatro lotes de café o Brasil, onde sentimos nuances do chocolate preto, laranja ou mel; o Etiópia, onde se denota pêssego e noz; o Colômbia, que demonstra apontamentos a limão e toranja; e o e o blend da casa, composto por 70% de café brasileiro e 30% etíope.
Outra das características deste café é a escolha dos grãos, são todos da variedade arábica, por ser mais sensível, frutada e ácida, conferindo ao café um maior amargor e teor de cafeína.
Aqui o preço médio para duas pessoas ronda os 12€, mas garantimos que vale realmente a pena não perder esta experiência.
P