A nossa bela capital é diariamente visitada por turista, no entanto as pérolas de Lisboa não são frequentadas por todos. Os cinco bares míticos da nossa cidade são bastante pitorescos e têm todos particularidades comuns, a primeira é que para se entrar num destes bares tem de tocar-se à campainha e a segunda é que sempre que pede uma bebida é-lhe oferecido um pires de aperitivos.
Os bares clássicos que tem para conhecer são o Procópio, o Paródia, o Foxtrot, o Pavilhão Chinês e a Pensão do Amor.
O Procópio, situado perto do jardim das Amoreiras, apresenta-nos uma decoração com elementos de Arte Nova. Este foi em tempos frequentado por intelectuais e políticos.
O Paródia, situado em Campo de Ourique, começou por ser uma loja de antiguidades, mas depois do 25 de Abril passou a funcionar como bar. Este nome veio em homenagem às últimas revistas de sátira de Rafael Bordalo Pinheiro, que fazem a decoração das paredes do estabelecimento. Relativamente ainda à decoração este bar é composto por um mobiliário vintage e sofás de veludo.
O Foxtrot, situado a zona o Príncipe Real e São Bento, a decoração com várias peças de Art Déco, musica ambiente que nos faz andar no tempo e o clima a a meia luz são bons motivos para visitar este bar. A carta deste bar para além de bebida tem ainda pregos, hambúrgueres e bifes para comer até às três da manhã. Dentro deste espaço há uma mesa de snooker para mostrar a sua habilidade com os tacos.
O Pavilhão Chinês, situado no Príncipe Real, apresenta-nos cinco salas com um ambiente clássico, salas forradas com brinquedos e peças de colecção. Se tem um gosto por coleccionismo, então não pode deixar de passar neste bar e apreciar colecções de capacetes militares, modelos de aviões, soldadinhos de chumbo, esculturas, entre outras preciosidades.
Por fim temos a Pensão do amor, situada na Rua do Alecrim, este bar homenageia a história do edifício e o antigo quotidiano do Cais do Sodré, zona portuária frequentada por prostitutas e marinheiros. Pelos vários andares deste bar podemos ir explorando ateliês de trabalho, um restaurante/cabaret, um cabeleireiro, uma loja de lingerie, uma livraria erótica (Ler Devagar com Amor) e até uma sala do varão para eventos e espectáculos. Com todo o seu ambiente burlesco, a Pensão do Amor, é um dos bares que não pode perder.
P