Londres é um destino que está na moda, possivelmente pelos monumentos e pelas viagens low cost. Na nossa viagem a Londres foi fantástica, conseguimos explorar a cidade de uma ponta a outra, maioritariamente a pé. Esta experiência teve a duração de oito dias. Deixamos convosco o roteiro que fizemos, para nós esta foi, sem dúvida, a melhor opção. Sendo esta mais uma viagem a pé preferimos não perder tempo para comer e aproveitar o que Londres tem de melhor, os parques, onde paramos todos os dias para fazer os nossos piqueniques, tornando também assim a viagem mais low cost.
Dia 1
A nossa viagem foi iniciada com a visita ao Palácio de Westminster e consequentemente ao famoso Big Ben. Este Palácio abriga o Parlamento do Reino Unido e ostenta uma torre, considerada um dos maiores ícones de Londres e da Inglaterra, o Big Ben.
A nossa segunda paragem aconteceu na terceira maior roda gigante do mundo e uma das atracções mais disputadas de Londres, a London Eye. Para quem tem dúvidas se subir é uma boa opção, o nosso conselho é o seguinte: suba, terá uma vista inigualável da cidade.
Seguimos depois para o Aquário de Londres, onde os pinguins são a atracção especial do Aquário.
Para quem gosta de terror a nossa próxima paragem é ideal, o London Dungeon conta os capítulos sangrentos da história de Londres. Este local é uma atracção turística para jovens, entre os mais trágicos dos últimos mil anos de Londres, as encenações dos atores, os gritos, o sangue e os risos, prepare-se para lá uso às cordas vocais.
O Churchill War Rooms localiza-se onde ficava o bunker de Churchill na Segunda Guerra e foi a nossa quinta paragem. Aqui podemos conhecer a história deste abrigo anti bomba, que serviu de quartel general para a equipa de guerra do ministro, durante os bombardeios nazistas.
Seguimos até St James Park, onde o passeio, a tranquilidade e o descanso foram as palavras de ordem.
Após o descanso merecido o Palácio de Buckingham foi a nossa próxima selecção. Não pode perder a Troca da Guarda do palácio de Buckingham, esta é uma das atracções de Londres e também uma das mais curiosas (45 minutos).
A meio do dia, e já na hora de almoço, o Green park foi a nossa escolha para almoçar.
Após um piquenique, continuamos viagem com o objectivo de conhecer a Apsley House, uma mansão construída em 1778 que pertenceu ao duque de Wellington, foi a nossa opção seguinte antes de entrarmos no Hyde Park.
Hyde Park, o Parque Real de Londres mais famoso foi local de visita obrigatória, onde aproveitámos para percorrer cada metro, absorvendo toda a sua harmonia e encanto.
Chegamos a um dois locais mais emblemáticos da cidade, o Palácio de Kensington, residência da monarquia britânica há mais de 300 anos.
Terminámos o dia em Notting Hill! Se todos já vimos o filme Pretty Woman então não podemos deixar de visitar o lugar adorável, imortalizado pela comédia romântica entre Hugh Grant e Julia Roberts.
Dia 2
O nosso segundo dia começou pelo Royal Albert Hall, o palco dos principais concertos em Londres. A sua estrutura, linha e designe deixou-nos maravilhadas.
O Museu de História Natural foi a segunda paragem do dia. Neste museu a principal atracção são os Dinossauros, porém aqui existem milhares de outros exemplares da evolução absolutamente maravilhosos. Este sítio é uma autêntica aula sobre a fauna e a flora do mundo. A entrada é gratuita, por isso não tem desculpa para não visitar este imperdível museu.
O Science Museum é outra atracção que encanta miúdos e graúdos. Enquanto os miúdos de entretêm com os brinquedos interactivos e experiencias, os graúdos vão simplesmente deslumbrar-se com preciosidades como o míssil V2.
Seguimos depois para o Victoria & Albert Museum, um dos maiores museus de design, moda e artes decorativas do mundo, com preciosidades em gravuras, acessórios, roupas, jóias, fotografias e esculturas. Este museu é também ele gratuito, não havendo muitas desculpas para deixar de o admirar.
O nosso dia continuou bem ao nosso gosto, pelo mundo da moda, agora a paragem vinha a ser o Harrods, o maior e mais belo centro comercial de departamentos de Londres, com 90 mil metros quadrados de espaço para venda; mais de 330 departamentos, distribuídos em sete andares, oferecem absolutamente de tudo a quem o visita.
A belíssima Abadia de Westminster também não poderia faltar ao nosso roteiro. Com uma arquitetada em estilo gótico, este é o templo mais antigo e famoso de Londres, por ser o local de coroação da monarquia britânica.
Seguimos logo a seguir para Westminster City Hall, que com a sua arquitectura faz muitos turistas pararem para a sua contemplação.
Terminámos o nosso dia com uma visita a um pub, para entrar mais no espirito londrino e aproveitar a noite que a cidade tem para nos oferecer.
Dia 3
A saída neste dia foi direitinha a Trafalgar Square, a principal praça de Londres foi criada em 1830 para comemorar a vitória da armada britânica sobre a frota francesa e espanhola. É deste local que são medidas as distâncias de e para Londres. Aqui é possível encontrar uma atmosfera jovem e uma quantidade exorbitante te turistas e cidadãos.
Nesta praça tão importante está situada a National Gallery e é para lá que nos dirigimos a seguir. Esta galeria reúne quadros lindíssimos e diversas informações sobre os mesmos, a nossa recomendação é que adquira o tour em áudio (3,5 libras), para que possa conhecer na totalidade esta magnífica galeria. Este é um daqueles pontos de Londres que não tem desculpa para não explorar, pois a entrada é gratuita.
Ali ao lado decidimos conhecer uma igreja fabulosa, St Martin-in-The-Fields.
Piccadilly Circus foi a nossa quarta paragem do dia. Esta é, sem dúvida, a praça mais conhecida de Londres, pela estátua de Eros e as Piccadilly Lights. Porém, este é também o ponto de encontro de londrinos e turistas, por ser um ponto estratégico para chegar às principais atracções de Londres. Quando estiver em Piccadilly Circus vá até à Regent street e procure a Whittard of Chelsea, esta loja de chás, cafés e chocolates quentes é absolutamente divinal! O chocolate quente de menta é o nosso eleito, mas também o chocolate quente de chocolate branco faz crescer água na boca.
Estando em Londres é impossível não ir dar um saltinho à loja que faz a curiosidade e entretenimento dos 8 aos 80. Estamos claramente a falar da Fao Schwarz London, a loja de brinquemos mais impressionante que vimos. A loja que deu espaço às filmagens do filme Sozinho em Casa 2 oferece-nos vários andares de pura brincadeira. Este é um local a não perder na cidade!
Prosseguimos caminho, direitos a Chinatown, o bairro chinês de Londres. Ali vai poder ver uma série de comércio, mas também os típicos perus pendurados nas montras, com a cabeça bem virada para os visitantes da rua.
Leicester Square é uma das principais praças de Londres. Este lugar imperdível de Londres reúne os grandes cinemas da cidade e recebe as premières dos block busters. Aqui pode encontrar também a deliciosa loja da M&M, onde certamente vai passar bastante tempo. A vida nocturna desta rua é inigualável e este é um bom ponto de partida para uma agradável noite em Londres.
O Covent Garden é um dos distritos com mais encanto de toda a cidade. A visita ao mercado é uma das visitas imprescindíveis em Londres, em especial a visita ao Jamie’s Italian Convent Garden. Porém, neste local não pode deixar de conhecer também os pubs, teatros, artistas de rua, a Royal Opera House e o Museu do Transporte de Londres.
Terminamos o nosso dia com a visita ao Louvre de Londres, o The British Museum. Este museu gratuito oferece-nos tanto para ver que, uma tarde é claramente pouco tempo para ver todo o recheio. Entre máscaras astecas, moedas do período helenístico, esculturas egípcias, esculturas gregas, a Pedra de Roseta e partes do Partenon vai ficar completamente derretido com a beleza e grandiosidade que este espaço ostenta.
Dia 4
A meio da viagem começamos o nosso dia com a visita ao Museum of London, esta que é considerada uma visita obrigatória para os amantes da história da capital britânica. O espaço permite-nos um passeio pelos capítulos mais interessantes e curiosos da cidade, desde a ocupação romana até aos dias atuais.
St. Paul’s Cathedral é o segundo destino. A segunda catedral maior mundo é um local de celebrações da realeza e um símbolo da resistência britânica na Segunda Guerra.
A Millennium Bridge é uma ponte de pedestre bastante conhecida pelo seu design futurista. Nós utilizámo-la para passar para o outro lado da margem e seguir o nosso precurso.
Parámos em seguida no Shakespeare’s Globe, o espaço que recria a arena de teatro de William Shakespeare. Este que é um dos teatros mais famosos do mundo ainda hoje nos oferece a possibilidade de assistir a uma peça de teatro a céu aberto no local.
O Tate Modern foi o nosso destino sequente. Este é um museu de arte moderna internacional e tem entrada gratuita.
The Old Operating Theatre para quem é adepto de terror, este museu é um ponto de paragem interessante. Situado na igreja de São Tomás, o museu expõe os horrores da cirurgia experimental realizada na sala de cirurgia mais antiga do país.
Situado no rio Tâmisa, com um longo e interessante passado, o buque de guerra HMS Belfast, é um dos museus flutuantes mais famosos do mundo, e uma das atracções que despertou a nossa curiosidade.
O Shard é um ponto turístico recente de Londres. Os seus 310 metros de altura, vista de 360 graus da capital britânica e os restaurantes, deste que é o maior prédio da Europa Ocidental, atraem diariamente milhares de turistas.
Chegou a hora de conhecer um dos ex-libris da cidade, a Tower Bridge. A grandiosidade, beleza e história desta ponte fazem dela, um dos ícones de Londres.
A London Tower é um dos passeios mais interessantes para quem aprecia a história da capital britânica. Sendo por mais de 900 anos sinônimo de terror, por ter albergado uma prisão e ter sido um local de execuções e tortura, esta torre deixou essa conotação pesada e já foi posteriormente zoológico e casa da moeda, mas hoje em dia dá guarida para as Jóias Reais.
A nossa última visita do dia é ao The Monument, o Monumento em homenagem à reconstrução da cidade, após o Grande Incêndio de Londres
Dia 5
1. O Nosso quinto dia começou em grande, com a visita ao Museu de Cera Madame Tussauds, no qual vimos os fabulosos bonecos de cera de personalidades das artes, da política, da cultura.
2. Seguimos depois para a Casa de Sherlock Holmes, um local que fará os leitores e fãs da série Sherlock vibrar. O lugar recria com perfeição a 221B de Baker Street: o violino, o cachimbo, personagens das histórias e muito mais. Adorámos!
3.Neste dia ainda esperava-nos a exploração do Regent’s Park, um parque belíssimo no qual mais tarde fizemos uma paragem para piquenicar.
4. Após a tranquilidade do parque, aguardava-nos a Abbey Road, o único lugar do mundo onde há congestionamento na faixa de peões.
5. A nossa próxima visita é ao London Zoo, o mais antigo do mundo e reúne 720 espécies de animais em 14 hectares de terra.
6. Dirigimo-nos agora para Camden Town, para conhecer este bairro exótico, onde o espírito inquieto, de raízes punks, os interessantes pubs, as pessoas diferentes, as lojas alternativas e as feiras de antiguidades fazem a curiosidade dos que o visitam.
7. Kings Cross Station é o nosso próximo destino e nele vamos entrar no mundo da fantasia. É nesta estação que se encontra a famosíssima plataforma 9 ¾. Esta é uma paragem obrigatória para os fãs de Harry Potter, não só pela plataforma como também pela loja ao lado da mesma, dedicada na íntegra aos filmes do feiticeiro.
8. O nosso quinto dia termina com a exploração da British Library. A biblioteca nacional do Reino Unido, composta por um impressionante leque de livros e que conta com manuscritos com milhares de anos, a Carta Magna, documentos originais do Freud, de Darwin, de Da Vinci e até dos Beatles.
Dia 6
Sendo nós amantes de desporto, não poderíamos ir até Londres e não visitar o Stamford Bridge, Estádio do Chelsea
Seguimos até Wimbledon, o palco máximo do ténis, onde se joga competição mais antiga do mundo. Aqui podemos visitar o local e o museu do mesmo.
Por fim, terminámos o dia com a visita aos Estúdios de Harry Potter. A visita aos estúdios da Warner Bros, onde foram gravados os filmes de Harry Potter, é completamente inesquecível, especialmente os fãs desta saga.
Dia 7
O nosso último dia na cidade levou-nos a conhecer o Meridiano de Greenwich, o ponto que não só divide o mundo em Ocidente e Oriente, como através do qual se calculam os fusos horários ao redor do globo terrestre.
A nossa viagem por terras londrinas terminou com a visita ao London Stadium.
A nossa recomendação para a estadia é o Astoria Hotel pela localização conforto, ambiente e por oferecer pequeno-almoço.
Quando for a Londres não se esqueça de comer Fish and Chips e que os táxis são muito engraçados, mas são caríssimos! Have a nice trip!
P