O Domingo é dia de família e que tal ir com a família até Tomar e ao Parque Verde de Bonito?
A cidade templária de Tomar é pequena, mas muito rica em história, nela podemos visitar o Castelo de Tomar, no qual iremos encontrar para além de um jardim bem tratado o Convento de Cristo (entrada individual €5; grátis, aos domingos, e feriados).
Após esta paragem pode embrenhar-se pela Mata dos Sete Montes, apreciar a natureza, ouvir os pássaros e descansar calmamente.
A próxima paragem é na Praça da República, onde poderá não só admirar a Igreja de São João Baptista como fazer uma paragem para um café, umas “Fatias de Tomar” ou um “beija-me depressa”.
Tomar é também uma cidade conhecida por ter abraçado e acolhido uma série de judeus, havendo ali a dada altura uma comunidade bastante extensa, como tal era necessário um local de culto, e esta cidade comporta a primeira sinagoga de Portugal. O templo, que ainda hoje é utilizado, é administrado pela simpática Dona Teresa que explica aos visitantes todos os detalhes da Sinagoga de forma super simpática e atenciosa.
Nesta cidade aproveite ainda para cruzar a Ponte Manuel I (Ponte Velha), de onde se terá uma bela visão da cidade, ver o Jardim do Mouchão (pode almoçar neste local) e se ainda lhe sobrar algum tempo visite a Capela de Santa Iria.
Ao deixar esta cidade acolhedora rumamos ao Parque Verde do Bonito, onde pode fazer um piquenique no parque de merendas, descansar nos bancos em torno do lago, observar as aves da região, passear pelos caminhos pedestres, ver a flora do local e até fazer pesca desportiva.
Por fim já que estamos pelo entroncamento vá conhecer o Museu Nacional Ferroviário, que conta a história do caminho-de-ferro em Portugal e como este desbravou novos territórios, criou cidades, ligou comunidades mais ou menos longínquas, criou e sustentou novas ofertas e necessidades, mudou a forma de ver o mundo.
Bom passeio…
P