Hey Dears!
Portugal tem lugares místicos, pouco conhecidos e quase secretos, nos quais por vezes "tropeçamos" sem aviso prévio da sua existência. A realidade é que em conversas com amigos chegamos ao "diz que disse" ou "ouvi dizer" e rapidamente ficamos a conhecer mais um sitio, um tema, uma situação ou até uma pessoa desconhecida anteriormente. É precisamente de conversas curiosas, de pessoas curiosas ou aventureiras que surgem as descobertas. Foi da curiosidade e sede de aventura que descobrimos outrora o mundo, e é dessa mesma curiosidade se seguimos até à Serra da Arrábida.
Foi precisamente numa gruta natural na base da Serra da Arrábida, que foi erguido um pequeno altar, no qual inicialmente estaria a imagem de Santa Margarida acompanhada pela Nossa Senhora da Conceição e pelo Santo António. Esta Gruta, Cave ou Lapa de Santa Margarida situa-se próximo do Portinho da Arrábida junto ao mar, aonde se chega por barco ou por terra, por um caminho estreito com mais de 200 degraus que desce a encosta até ao nível do mar.
Este lugar quase misterioso é dotado de um silêncio rompido pelo barulho das ondas do mar a bater nas rochas, cujo eco em harmonia com o piar persistente de gaivotas nos transmite uma estranha sensação.
Sabe-se muito pouco sobre este local nominado por Lapa de Stª Margarida, mas é do nosso conhecimento que esta gruta era mais visitada pelos Pescadores que ali veneravam a Nª Srª da Salvação ou da Galé. Diz a lenda que, um grupo de pescadores foi perseguido e atacado, no mar, por um navio corsário ou piratas sarracenos, que ficaram encalhados próximo da Lapa. Este encalhamento permitiu aos pescadores perseguidos colocarem-se a salvo. Como haviam invocado a imagem de Nª Srª do Menino Jesus, que se encontrava na Gruta, construíram um barco e colocaram na mão esquerda da imagem, ficando assim conhecida por "Nª Srª da Galé" ou da Salvação. Coincidência, ou não, esta imagem está esculpida também numa parede dos jardins do Convento dos Capuchos na Caparica.
Perto da lapa podemos ainda encontrar o Penedo do Duque, sobre o qual D. Álvaro de Lencastre (Duque de Aveiro) passava horas nas suas pescarias.
Tal como a Gruta, este Penedo também é possuidor de uma lenda, que fazia menção à aparição de "monstros marinhos" naquele local, que apavoravam as pessoas, tradição esta igual à da orla marítima de Sintra, onde a voz popular jurava que ali apareciam criaturas marinhas com metade do corpo humano e outra metade com caudas de peixes.
Se ficaram curiosos façam como nós e visitem este lugar místico.
P