top of page

Sintra Encantada

  • Spice Sugar Twice
  • 22 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Sintra, o Monte da Lua, é um lugar mágico e enigmático, onde a vegetação abraça a vila numa harmonia única, que a UNESCO o classificou como Património da Humanidade. Esta misteriosa vila conhecida pelo seu microclima é também local de romaria de uma enorme quantidade de turistas pela beleza e magnitude dos seus palácios e quintas.

Esta cidade encantada, que parece tirada dos contos de fada, existe um número vasto de monumentos históricos e atracções turísticas interessantes, tendo mais de 10 monumentos nacionais.

Hoje o nosso foco vai direitinho para o Castelo dos mouros, Os Jardins e Palácio da pena, e o Palácio de Monserrate. Quando se fala em visitar Sintra pensamos logo no dispêndio monetário, no entanto agora é possível comprar bilhetes combinados e tornar a visita mais em conta.

A nossa primeira paragem é o alto da serra, o Castelo dos Mouros. Neste local podemos apreciar não só a vista como as muralhas de pedra, as cinco torres, a capela, a cisterna e até beber um café no bar dentro destas muralhas medievais.

Próximo destino? Parque e Palácio da Pena!

O Palácio da Pena está envolvido pelo seu magistral parque com um manto de arvoredo que ocupa mais de 200 hectares, diversos percursos e passeios, com inúmeras construções de jardins, pontes, grutas, bancos de jardim, pérgulas e fontes estupendas.

O exterior do Palácio é pitoresco, cheio de requinte, azuleijos, formas diferentes, cúpulas, arcadas, bicos e recantos. No interior do palácio faz-se destacar a beleza, pormenor, realeza e primor das salas. Salas como a Sala dos Veados, a Sala de Saxe, o Salão Nobre, o Gabinete do Rei D. Carlos, o Terraço da Rainha, o Claustro Manuelino, a Capela, os Aposentos de D. Manuel II, a Sala de Fumo, a Sala de Visitas e as Salas de Passagem encantam todos os que por aqui passam, remetendo a nossa mente para o tempo em que a realeza utilizava os espaços deste local.

A meio da visita recomendamos que pare, descanse e faça uma boa refeição. A nossa indicação é o restaurante Caldo Entornado, onde o lema é boa comida portuguesa, bem servida, a um bom preço (13€).

Para finalizar o nosso dia vamos descobrir o Parque e o Palácio de Monserrate.

O Palácio inserido no Parque de Monserrate é um exemplar do Romantismo português, o seu exterior é deslumbrante, cheio de particularidades, dourados, arcos e ao estilo muito árabe. O seu interior é igualmente arabesco e esbelto, rodeado de pedra, colunas e tectos pintados e com uma biblioteca magnífica, com uma porta de madeira lindíssima. Os Jardins do local têm lagos e uma imensa flora, com origem de vários climas. Este sítio é visitado por vários moradores da região como local de relaxamento, sendo visível pela relva toalhas estendidas com pessoas a ler, conversar ou apreciar a harmonia do espaço envolvente.

Antes de voltar para casa não pode deixar de passar na Piriquita para comer as queijadas, os travesseiros ou os fofos de belas.

A nossa visita terminou por hoje, mas até já...ainda nos falta muito para palmilhar por aqui!

P

bottom of page