top of page

Um escapadela a Aveiro

Aveiro, a Veneza portuguesa. Para quem não conhece esta cidade, as formas mais fáceis de o fazer é ou alugar uma buga (bicicleta) e percorrer todas as ruas e pontos turísticos de forma rápida e saudável, ou fazer o passeio de Moliceiro pela Ria Formosa. No entanto, esta segunda opção não o deixa a conhecer todos os recantos desta bela cidadela. Porém, tem sempre a opção de fazer ambas as coisas e aproveitar todos os encantos de Aveiro da melhor forma!

Aconselhamos a começar a conhecer o centro da cidade visitando a Sé, o Convento de Jesus, a Igreja da Misericórdia, a Praça da Republica, o Parque infante D. Pedro, o Museu de Aveiro, a Igreja de são Gonçalo e Igreja do Carmo.

Quando lhe apetecer parar para descansar aconselhamos o Museu de arte nova onde pode beber uma bebida na sua descontraída e pitoresca Casa de chá e para comer recomendamos O Restaurante Mercado do Peixe, precisamente localizado no topo da praça do peixe onde há a combinação da fantástica vista com a culinária de excelência. Esta segunda opção não é para todas as carteiras e como tal recomendamos também A Peixaria ou a Tasca do Confrade, que apesar de serem mais em conta também são bastante bons.

Á noite a praça do peixe enche, os bares abrem e Aveiro fica um Bairro Alto em ponto pequeno onde podemos deliciar-nos com as famosas tripas de Aveiro, beber um copo ou simplesmente ir dançar.

Ainda pelo centro pode visitar as lojinhas artesanais e o Fórum Aveiro e dar um “pezinho de loja” por este espaço arejado, luminoso, clean, jovem e muito agradável.

Após percorrer o centro chegou a hora de ir ver como está a praia, para isso é necessário pegar no carro e passar a ponte em direcção às praias! A nossa recomendação é visitarem primeiramente a praia da barra, conhecida também pelo seu farol, e o porto. Neste local há inúmeros restaurantes minados com deliciosos petiscos e mariscos, para quem é apreciador de uma boa petiscada. 1 km à frente temos a praia da Costa Nova onde se podem ver as tao típicas e conhecidas casinhas às riscas e o mercado. Se a sua intenção é fazer praia a melhor opção é a Costa Nova, todavia se for fim-de-semana pode contar com um trânsito infernal para qualquer uma delas.

Se ainda tiver tempo no final do passeio pode dar um saltinho às Salinas de Aveiro, mas não se esqueça ir a Aveiro e não provar a Toira (cerveja artesanal de Aveiro), os ovos moles e as tripas é um crime por isso antes de voltar para casa faça uma pausa na dieta e delicie-se.

Durante a nossa estadia tivemos a sorte de apanhar nesta cidade o Ílhavo Sea Festival 2016, onde podemos admirar os veleiros lindíssimos que fizeram uma paragem na nossa Costa para este festival.
P

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page