top of page

Hammamet, o paraíso Tunisino

A Riviera Tunisina tem imensos encantos a começar pela Yasmine Hammamet Marina, que acolhe restaurantes, jardins e acomoda mais de 740 iates. Aqui várias companhias oferecem passeios de barco ou de veleiro pela costa.

Outra das atracções é o Carthage Land, o Parque de diversões onde são explorados, de forma lúdica, alguns capítulos da História do país; a Medina mediterrânica, Cidade-museu na qual o turista pode experienciar o quotidiano de uma cidade medieval magrebina; Pupput, as ruínas da cidade romana do século II a.C., apontada como a povoação precursora de Hammamet; a Fortaleza ou kasbah, que foi a base para várias forças militares, entre elas os soldados muçulmanos e a Legião Estrangeira; e a Medina velha, que se localiza na parte norte de Hammamet. Todo este percurso pode ser feito nos famosos Tuk-Tuks, porém se tem problemas de coração não arrisque…estes condutores esquecem-se do código da estrada com bastante facilidade e tentem a entrar em contramão quando mais lhes convém!

Nos dias de férias não deixe ainda de fazer algumas excursões dos hotéis. Se o seu hotel tiver alguma que inclua andar de camelo, cavalo e conhecer uma vila típica aproveite! Nós tivemos essa oportunidade e foi uma experiencia única, mas garantimos andar de camelo vai dar-lhe umas ricas dores de púbis…

Outra das excursões que sugerimos é a visita a Tunis, Cartago e Sidi Bou Said, são três locais deslumbrantes.

Comecemos pela capital, Tunis que se divide entre a Medina (a velha cidade muçulmana) e a Ville Nouvelle. Um local a visitar é certamente a Medina, centro cultural e histórico, classificada Património Mundial pela UNESCO, destacam-se a mesquita de Zitouna, o souk el-Attarine (mercado dos fabricantes de perfumes, com as lojas e bancas repletas de óleos e plantas aromáticas), a mesquita de Youssef Dey, o souk el-Berka (antigo mercado para venda e troca de escravos) e o Museu Dar Ben Abdallah. Mas atenção ao entrar no souk el-Attarine agarre bem os seus bens e quando se sentir rodeado e a ficar apertado é porque os carteiristas possivelmente estão a tentar assalta-lo. Na Ville Nouvelle, construída pelos franceses no século XX, poderá visitar o Museu Bardo, instalado numa antiga residência real. Segue-se Le Carthage, um impressionante sítio histórico classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, onde há colunas preservadas e entalhes que remonta às origens da própria Cartago. No cimo deste local histórico, encontra as ruínas da catedral de Saint Louis, outrora um antigo templo católico que nos dias de hoje é um centro cultural.

A terceira paragem impossível de perder é Sidi Bou Said, esta aldeia de casas caiadas, de cor branca, com portas e janelas azuis artisticamente ornamentadas traz à recordação uma mini Grécia. Este local é o paraíso de artistas e escritores, possivelmente pelo ambiente, ornamentação e mar azul que se faz reluzir. Aqui o Café des Nattes é paragem obrigatória para beber um chá de menta.

Caso tenha tempo e interesse pode ainda visitar Sousse, uma cidade portuária e importante zona turística do país, construída em redor de uma antiga cidade muralhada; Kairouan, a cidade fortificada, conhecida como a cidade das 50 mesquitas, é a terceira mais sagrada para o mundo árabe, famosa também elos tapetes de pura lã; El Jem, que possui um dos mais bem conservados coliseus romanos em todo o mundo e o maior presente no continente africano, que pode ser observado a vários quilómetros de distância; e Tozeur, esta viagem pode durar cerca de cinco horas e a melhor forma de a fazer é num veículo 4X4. Vale a pena quando, por fim, tiver a hipótese de contemplar os cenários onde foram rodados alguns filmes (trilogia Star Wars e O Paciente Inglês).

O prato mais emblemático da cozinha tunisina é o famoso cuscuz, elabora-se com sémola preparada ao vapor e serve-se com borrego, frango, vaca e uma mistura de verduras. O destaque das entradas vai para os briks e para os “dedos de fatma”, recheados de ovo, queijo, atum, frango ou gambas. As saladas são sempre temperadas com azeite de qualidade. Não se esqueça de experimentar os pastéis tunisinos, preparados com frutos secos, massa folhada, mel ou massa de amêndoa condimentada com água de rosas ou gerânio.

Relativamente à estadia a nossa recomendação é o Hotel Le Royal Hammamet, é um hotel relativamente económico, porém de cinco estrelas. Este hotel apenas tem regime de mei pensão, O pequeno-almoço e o jantar são servidos numa ampla sala de refeições em serviço de buffet. A arquitectura, ambiente, conforto, decoração e comodidades do hotel são magnânimas. O hotel tem uma piscina interior, duas piscinas exteriores, banho turco, jacúzi, jardins e um restaurante ao lado de uma das piscinas exteriores que serve refeições bastante boas e não muito caras à hora de almoço. Também na praia privativa do hotel podemos usufruir de uma refeição ao estilo mexicano à hora de almoço.

A praia é repleta de chapéus de palha, espreguiçadeira e tem desportos náuticos à sua disposição.

Boa viagem e aproveite

P

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page