top of page

Um dia por Óbidos

Assim que chegamos a Óbidos vemos logo a principal atracção desta cidade, o Castelo de Óbidos, que com uma construção do século XIII, é considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal, funcionando actualmente como uma pousada.

Para alcançar o interior das muralhas é necessário atravessar a “Porta da Vila”, que é igualmente uma deslumbre, pois esta é toda revestida por azulejos brancos e azuis, cujos desenhos têm como temática a paixão de Cristo, datada do século XVII.

Já dentro das muralhas podemos seguir pela rua Direita, que terá como destino o Castelo. Pelo caminho encontrará lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo, bem como a Igreja São João Baptista, a Igreja de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Ermida da Ordem Terceira de São Francisco e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra.

Encontrará ainda a Igreja de Santa Maria, a matriz da cidade, e o Pelourinho da cidade. Logo ao lado da igreja poderá visitar o Museu Municipal (de terça a domingo das 10h-13h e 14h-18h).

Para quem quer observar a dinâmica, beleza e admirar a arquitectura medieval da cidade, a opção é subir às muralhas e percorrer os seus 2 km, daí consegue também visualizar a região em torno das muralhas e o grande aqueduto.

Não pode deixar ainda de admirar a Porta do vale ou Sra da Graça, outro nome pela qual é conhecida.

Seria imperdoável ir a Óbidos e não provar ou matar saudades da ginjinha tão conhecida desta cidade, seja em copo normal ou em copinho de chocolate esta ginja cai sempre bem!


Quando a hora de comer chegar o nosso conselho é o Restaurante A Nova Casa de Ramiro, a comida é bastante boa, o ambiente é rústico e a decoração é muito agradável. Relativamente aos preços este espaço varia entre os 10€ e os 40€, havendo opções para todas as carteira.

P

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page