Quando temos amigos com um parafuso a menos a probabilidade de fazer um rali francesinhas é bastante elevado. Aparentemente já não nos chagavam o rali tascas e tivemos de passar ao próximo nível, com o objectivo d encontrar a melhor francesinha do Porto.
Começámos as provas bastante afincados, mas a realidade é que ao fim já não podíamos ver a dita francesinha à frente. Toda esta nossa experiência gastronómica levou-nos a eleger as seguintes francesinhas:
Francesinha Café (Rua da Alegria) – Uma das melhores francesinhas no Porto, numa casa modesta, simpática e com um bom atendimento. O recheio desta francesinha é divinal, saboroso, o bife muito tenro e o molho bastante bom. Esta é, sem dúvida, uma francesinha bem composta.
Alicantina (Bessa Leite e Campo Alegre) - Outro dos melhores locais para comer francesinha, para quem gosta de o picante q.b. é o sítio ideal.
Cufra (Avenida da Boavista) - Esta francesinha é bastante bem constituída e apresenta uma boa relação qualidade/preço. Aqui a francesinha especial leva camarão, é absolutamente deliciosa, o molho ligeiramente picante, mas se não é apreciador de picante também têm sem picante para quem quiser.
Bufete Fase (Rua de Santa Catarina) - Nesta casa o Mestre José Pinto prepara as francesinhas de forma carinhosa. Esta francesinha tem a particularidade de apresentar a linguiça no topo.
Lado B (Rua Passos Manuel) – Esta é uma francesinha que presa pela diferença, não só o aspecto é inigualável como o pão que constitui a francesinha é crocante.
Café Santiago (Rua Passos Manuel) – Aqui para além de poder provar uma das melhores francesinhas do Porto, pode fazê-lo com um atendimento de excelência e simpatia máxima.
Tappas Caffé (Madalena, Vila Nova de Gaia) - A francesinha no Tappas Caffé é feita num forno a lenha, o que lhe dá um toque especial no sabor.
Cervejaria Diu (Rua da Boavista)- As francesinhas da Cervejaria Diu são bem confeccionadas, apresentam óptimos produtos, um bom molho e um preço razoável. O serviço é bastante eficiente e simpático. São uma excelente opção. A casa também serve francesinha com gambas, uma tentação.
Restaurante Capa Negra II (Rua do Campo Alegre) - O molho desta francesinha é bastante bom, suave e leve. O atendimento é rápido.
Café Aviz (Rua do Aviz) – Este é um dos míticos espaços de restauração no Porto. Esta francesinha foi uma das que nos deixou com água na boca, porém o atendimento é lento e a simpatia de alguns parecia ter tirado férias. Este é outro dos locais onde à batata e ao ovo pode juntar gambas.
Restaurante A Regaleira (Rua do Bonjardim) - Este restaurante é considerado a “mãe” da francesinha, no entanto foi um espaço que não sobe evoluir no tempo e que deixou a desejar.
P