Este é sem dúvida o ex-libris da zona ribeirinha de Alhandra, mesmo de frente para o Rio Tejo, O Voltar ao Cais ostenta um espaço vasto, moderno, luminoso e um sabor tradicional.
O antigo armazém de arroz deu lugar a um encantador, acolhedor, digníssimo e magnifico restaurante de cozinha tradicional, mas com detalhes que fazem com toda a certeza a diferença. As largas vigas de madeira antiga observadas no tecto e as fotografias de época, ainda a preto e branco trazem à memória a vida de outros tempos e deixam-nos a conhecer um pouco mais da história do local. Sendo este um ambiente tão encantador acabamos por nem dar enfase à esplanada da casa, que em dias mais amenos é uma óptima opção. O Voltar ao Cais Terrasse dá ainda mais encanto a este espaço de excelência!
As especialidades do Voltar ao Cais passam pelas entradas: ovos mexidos com farinheira; morcela assada com ananás; salada de polvo; gambas fritas à "Oliveira Casal"; camarão do rio; melão com presunto; salgadinhos; variedade de queijos. Peixe: linguadinhos fritos à moda de Vila Franca; torricado com bacalhau assado; enguias fritas; ensopado de enguias; choco frito à setubalense; açorda de sável; caldeirada do mar; sopa rica de cação; crepes de camarão com molho de tomate. Carne: cabidela de galinha; coelho frito com coentros; vitela assada em cama de alho francês com batata gratinada; cozido à portuguesa; pato no forno com vinho do Porto, alecrim e laranja; crepes de frango. Sobremesas: bolo encharcado de chocolate; bolo de bolacha; sericaia; mousse de chocolate; mousse de manga; tarte de amêndoa; tarte de frutos silvestres; trouxas-de-ovos com abacaxi.
No entanto, apesar de todas estas especialidades decidimos arriscar e optar pelo polvo à lagareiro, os bifes com queijo da ilha e o risoto de camarão. Os três pratos estavam absolutamente divinais, bem confeccionados, apurados, saborosos, o tempero estava no ponto, a carne estava exactamente como foi pedida, o polvo estava tenro e o risoto com a quantidade de queijo ideal para uma ligação perfeita.
O nosso conselho para acompanhar a comida é a sangria de espumante e frutos vermelhos, que é celestial e para sobremesa o bolo de chocolate e profiteroles, que é realmente um manjar dos deuses! O preço médio por pessoa neste inigualável restaurante é de 20€.
Aconselhamos também que faça reserva ao fim-de-semana e épocas festivais, porque este local é de romaria em dias de descanso. Ao fim ao cabo todos nós gostamos de apreciar uma boa refeição quando estamos em dias de lazer. Não esqueça ainda que às segundas-feiras é o dia de encerramento.
E você Voltaria ao Cais?
P