Bastante recentemente Lisboa foi invadida por um novo e magnífico conceito, os terraços de Lisboa! No topo de vários edifícios espalhados pelo centro da cidade podemos encontrar bares, abertos tanto de dia e como de noite, e nos quais nos é permitido contemplar as paisagens maravilhosas das sete colinas e o Rio Tejo, enquanto bebemos um cocktail ou comemos umas tappas.
Esta é uma opção perfeita quer para um fim de tarde bem passado, quer para uma noite quente entre amigos.
O primeiro Rooftop Bar que temos a destacar é sem dúvida o nosso favorito, Park Bar. Destacamos este bar por cinco motivos distintos, a decoração, a vista, a localização (Bairro Alto), o parque de estacionamento com capacidade para bastantes carros (pago) e o preço dos produtos!
O segundo Rooftop Bar a fazer menção é o Sky Bar. Esta é uma opção mais requintada e como tal mais dispendiosa. Este bar-lounge com sofás situa-se no topo do Hotel Tivoli, de onde se consegue avistar o Tejo, a Baixa e o castelo. No entanto, apenas abre ao final da tarde, geralmente entre abril e setembro.
O nosso terceiro destaque vai para o Silk! O bar situado no terraço de um edifício do Chiado, sendo um dos bares mais exclusivos da cidade também se torna um dos menos económicos e no qual podemos apreciar a cozinha japonesa. Neste bar podemos dispor ainda de cocktails espectaculares ao som da música do DJ residente e de uma vista panorâmica de quase 360º.
Em quarto plano encontra-se o Terraço BA! Apesar das suas dimensões pequenas, este já foi considerado um dos terraços mais bonitos do mundo, devido à vista que percorre os telhados do centro histórico até à Ponte 25 de Abril. Esta pérola descobre-se último piso do Hotel Bairro Alto e nela podem ser saboreados cocktails e refeições ligeiras e um preço acolhedor.
Entretanto! Este é o nome do nosso rooftop a meio da tabela, que vislumbra a vista arrebatadora do terraço do sétimo andar do Hotel do Chiado, enquanto se desfruta de um chá ou de um cocktail seja de tarde ou de noite, no entanto os preços dos produtos não são apreciados por todos!
No nosso sexto posto tem destaque no centro de Alfama, este bairro típico lisboeta está minado de recantos imperdíveis e é no primeiro andar edifício do Hotel Memmo Alfama que podemos sentir a alma do Memmo Alfama Terrace. Este terraço tem a particularidade de não ser no topo do edifício, porém não deixa de ter uma vista incrível, pois fica no topo de um bairro inteiro, tendo das melhores vistas do Tejo e da parte mais antiga de Lisboa. Mas não é apenas a vista que faz este bar aparecer no nosso Top, a selecção de vinhos portugueses, tapas e a piscina exterior do Hotel são outras particularidades que não poderiam deixar de ser mencionadas.
Topo este bar situado na Praça do Martim Moniz, no topo de um pequeno centro comercial multicultural oferece-nos uma paisagem belíssima do castelo e uma variada opção de petiscos, refeições de cozinha nacional e internacional, bebidas brancas, cocktails e sumos naturais. Este bar é atractivo quer a nível de preços que a nível de vista, uma vez que é todo envidraçado.
Segue-se agora o Rooftop Bar, situado no alto do deslumbrante Hotel Mundial, no qual o castelo e toda a Baixa e o Chiado são a grande atracção, para dos cocktails ao som de jazz. No entanto, este é um dos terraços em que não deve contar gastar pouco dinheiro.
O Rooftop seguinte é igualmente dispendioso, trata-se do bar I’m in Eden. Este terraço espaçoso abre ao final da tarde e fica numa das praças do centro da cidade (Restauradoures), oferecendo desta forma uma das melhores vistas. Neste bar destacam-se os agradáveis sunsets, a boa seleção de gins, cocktails, e ainda o sushi.
Por último apresentamos o Upscale Bar! Não tão digno de uma paisagem magnificente, este terraço encontra-se na cidade moderna, no topo do Hotel Epic Sana Lisboa. Contudo, o afastamento do centro histórico não impede que a atmostefa deste bar seja absolutamente fantástica. Num conceito já por si diferente, devido à sua localização, este rooftop é essencialmente um destino de verão, na qual a atracção é a grande piscina (uso é pago, todavia qualquer pessoa pode usufruir das espreguiçadeiras), a variedade de cocktails de fruta e petiscos. Ao som de êxitos de música pop num ambiente chill-out, mais uma vez não se pode esquecer de levar a carteira recheada, porque os produtos são pouco em conta.
P